sexta-feira, setembro 27, 2024

Diretora do SINPOL vence prêmio no Congresso Nacional de Criminalística

Diretora do SINPOL, a Papiloscopista Policial Bruna Daniella de Souza Silva foi premiada pela apresentação oral do trabalho “Integração de Técnicas de Criminal Profiling e Entrevista Investigativa na Identificação de Estuprad0res em Série”, da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás. A pesquisa foi agraciada com o 2º lugar na trilha de Psicologia e Psiquiatria Forense, no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, X Congresso Internacional de Perícia Criminal e a XXVII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.

“São trabalhos de pesquisas que nós desenvolvemos na Superintendência, em parceria com a Escola Superior da Polícia Civil e com a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher. Nós realizamos trabalhos voltados para pesquisa científica, de modo a incrementar a nossa atuação na prática”, explica Bruna. O evento aconteceu nos dias 10 e 13 de setembro, na cidade de São Luís do Maranhão.

A Policial Civil de Goiás também apresentou outro trabalho, “Revelações de Fragmentos Papilares Antigos, até 190 Dias após Contato do Suspeito com o Material, Resultam em Identificações Positivas na Perícia Papiloscópica”. O reconhecimento reforça a importância da perícia papiloscópica de Goiás no cenário nacional e demonstra como a pesquisa científica é crucial para o aprimoramento da rotina da investigação policial.

“Esses trabalhos são desenvolvidos de forma autônoma, porque nós não temos nenhum financiamento, nenhuma contrapartida. Então, nós fazemos porque temos profissionais engajados que gostam mesmo de de pesquisa”, comenta. Bruna ressalta que pesquisadores da Polícia Civil desenvolvem vários trabalhos científicos em colaboração. “Nós realmente queremos ver a nossa área da identificação humana crescer, por isso que fazemos esses trabalhos”, conclui.

error: Recurso Desativado!