(62) 3088-0456 Goiânia
(61) 3025-0490 Valparaíso
sinpol.go@gmail.com
sinpolgo@sinpolgo.org.br

  • SINPOL e demais entidades discutem temas de interesse de policiais civis com Secretário da Casa Civil


Postado por Keithe Amorim - Qua, 11 de outubro de 2017 às 12:37 - 1038 visualizações

Atualizada por Keithe Amorim - Qua, 11 de outubro de 2017 às 14:06!

O SINPOL participou nesta manhã (11/10), de uma reunião com o secretário da Casa Civil José Carlos Sirqueira, e com representantes de associações da PM, do SINDEPOL e SINDIPERÍCIAS/ASPEGO.

Entre os temas discutidos de interesse da classe dos policiais civis, esteve a parcela do reajuste de 12,33% prevista para o mês de dezembro do corrente ano, no que as entidades se mostraram preocupadas diante dos rumores de que a mesma poderia ser parcelada. Os presidentes do SINPOL e do SINDEPOL foram categóricos em dizer que isso imporia profundo desânimo à classe, caso ocorresse, pois o referido incremento é o que motiva a categoria durante o decorrer do ano a trabalhar com esmero, mesmo diante das dificuldades e da falta de estrutura por tantas vezes suportada.

José Carlos Sirqueira disse que o compromisso do governo é de honrar com o repasse da parcela com os servidores da segurança pública e que não há nada que indique o contrário.

Foi destacado ao secretário da Casa Civil o mau estar que a demora na concessão das promoções a policiais civis vem causando junto a categoria, além do constrangimento que isso representa à própria Direção da Polícia Civil, a qual é cobrada constantemente pelo SINPOL e pelo SINDEPOL, representantes dos policiais civis, que diariamente cobram dos gestores da instituição postura junto ao governo, uma vez que as demais forças de segurança já foram beneficiadas com suas respectivas promoções e que não se enxerga tratamento isonômico na mesma questão quando se refere a policiais civil.

Paulo Sérgio acrescentou que historicamente vê-se sempre uma tentativa de equiparar as instituições policiais no ônus, mas há um profundo descompasso quando de benefícios, se referindo ao fato de que a PM/BM, Agência Prisional e Polícia Técnico Científica já receberam suas promoções, enquanto a polícia civil sempre amarga a espera.

José Carlos se comprometeu a empenhar forças para que a reunião da JUPOF seja agilizada e que o ato siga de imediato para a Casa Civil. Cumpre ressaltar que o referido secretário é um dos cinco membros que compõe a Junta de Programação Orçamentária e Financeira, portanto, pode requerer a reunião. Acrescente-se que por intervenção de Sirqueira foi possível a reunião do CONSIND, na qual o processo das promoções foi aprovado e na qual se posicionou favorável à concessão.

Outro tema apresentado pelo presidente do SINPOL Paulo Sérgio, foi a necessidade emergencial de se alterar a realidade do salário atual dos novos policiais civis que estão em Curso de Formaçao na Academia, de forma a readequá-lo para um valor minimamente justo, vez que em visita realizada ao mesmos, muitos manifestaram que ao concluírem o curso de formação, deverão pedir exoneração, temerosos que com o subsídio atual, não consigam se manter nas localidades em que forem lotados. O presidente do SINPOL disse que o Estado acaba por perder dinheiro realizando concurso público, investindo na formação de novos policiais, sem que em contrapartida lhes pague um salário decente. Acrescentou ainda que não acredita que policiais recebendo tão pouco consigam se manter sobrevivendo no interior do Estado, onde a maioria deles deverão ser lotados.

O Secretário da Casa Civil disse que se mostra sensível a questão salarial dos novos policiais e que concorda que a saída seja a readequação, pois não acredita ser benéfico para o policial e nem para a sociedade.

O SINPOL acrescenta acreditar que no que tange as promoções dos policiais civis, o bom senso dos membros da JUPOF deve prevalecer e que estes devam se reunir brevemente, e que os atos posteriores serão automáticos, vez que bastará a assinatura do decreto pelo Governador do Estado e a consequente publicação no Diário Oficial.

Quanto aos processos de progressões pendentes e seus retroativos, devem seguir o rito normal agora que já sanadas as pendências exigidas pela SEGPLAN, a exceção do processo das progressões relativas a julho, que aguarda Parecer da Procuradoria Geral do Estado. 

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

   

  • Faça um comentário

  • Continue lendo:


SINPOL atua junto a DGPC para reivindicar incremento de 12,33% de reajuste em prol de policiais civis em curso de formação Ter, 10 de outubro de 2017 às 12:03
ATENÇÃO SERVIDORES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS Qua, 04 de outubro de 2017 às 16:08
Polícia Civil de Anápolis prende foragido Ter, 03 de outubro de 2017 às 16:10
GENARC - 4ª DRP deu cumprimento a Mandado de Prisão Ter, 03 de outubro de 2017 às 15:42
OPERAÇÃO DIVISOR DE ÁGUAS Ter, 03 de outubro de 2017 às 14:49
SINPOL - GO

Links Úteis

Goiânia - CEP: 74325-210
Rua Salermo, Qd.47, Lt.07, Casa 01 - Setor Jardim Europa - Goiânia/GO
(62) 3088-0456
Valparaíso - CEP: 72876-054
Qd 18, Casa 41, Etapa "A" - Valparaiso de Goiás/GO
(61) 3025-0490
(61) 3629-0892